Pular para o conteúdo

6 Dicas valiosas para curriculum vitae português no modelo europass

O sonho americano sempre foi o grande objetivo de muitos, certo? Mas hoje a maioria das pessoas está pensando no sonho europeu. milhares de portugueses querem mudar de país em busca de uma vida melhor, a vida dos sonhos. Até mesmo você pode estar pensando em estudar ou ir trabalhar em outro país do nosso velho continente. O curriculum vitae português é uma ferramenta para alcançar seus objetivos.

Aprenda o que quiser. Milhares de cursos incríveis para escolher.

Independente de qual seja o caso, nós portugueses, para irmos atrás de emprego em outro país na europa, precisaremos de um Currículum Vitae português no modelo europass e a chamada carta de motivação. 

Enquanto pesquisa por esses dois documentos, você verá vários modelos chamados de modelo europass e com esses modelos, muitas dúvidas irão surgir, mas não se preocupe, iremos te ajudar com dicas para seu currículum vitae português no modelo europass. Vamos lá.

Análise de um curriculum vitae português no modelo europass

Dicas valiosas para curriculum vitae português no modelo europass

Este modelo de documento foi lançado em meados de 2012 buscando criar uma padronização dos currículos em toda a europa, o objetivo era justamente facilitar a movimentação dos trabalhadores por toda a união européia, porém, ele é ainda maior que isso, de fato, o modelo europass é constituído por 6 partes:

  • Currículum Vitae Português: Documento que descreve suas habilidades e suas competências, bem como suas experiências e educação;
  • Carta de Motivação: Nesta carta, você irá se apresentar aos recrutadores e informar a eles como poderá beneficiar a futura empresa; 
  • Passaporte de Línguas: É um documento auto-avaliativo para demonstrar suas competências linguísticas e informar os idiomas falados por você e os níveis de conhecimento;
  • Mobilidade europass: Este documento registra suas experiências, habilidades profissionais e competências adquiridas na europa;
  • Certificados suplementares: Servem para complementar as informações apresentadas nos certificados de ensino.
  • Diplomas Suplementares: Documentos que descrevem as competências e habilidades desenvolvidas no ensino.

Importante notar que, desses 6 documentos apresentados na lista, três deles, o currículo, a carta de apresentação e o passaporte de línguas, são de sua inteira responsabilidade.

Tendo o europass você poderá enviar certificados em caso de você querer estudar em outro país da europa, para isso, talvez você precisará ir a um cartório mais próximo e reconhecer firma dos documentos para conseguir sua Apostila de Haia, a dica é consultar a universidade que você almeja estudar para saber mais detalhes.

Os outros três documentos, mobilidade europass, certificados e diplomas suplementares, serão emitidos pelas instituições de ensino europeias, logo, você não precisará se preocupar com esses documentos. Aqui iremos mostrar como preencher seu curriculum vitae português modelo europass e como irá escrever sua carta de motivação. Para tal, será necessário responder algumas perguntas vitais.

Você pode pensar: Desejo morar fora de Portugal, em outro país do velho continente, existem diversos modelos prontos e específicos para esse objetivo, posso utilizá-los?

Em suma parece um raciocínio bem lógico, mas a resposta não é tão simples assim.

Europass: os prós e contras do modelo de currículum vitae português

Mesmo em se tratando do modelo europass ser padronizado na europa, ele tem alguns detalhes que podem ser vistos como positivos ou negativos:

Genérico 

Por ser padrão, a maioria dos candidatos utiliza esse modelo, logo, seu currículo, por mais que siga todos os requisitos exigidos para circularem no resto do continente, não trará uma impressão impactante à primeira vista, afinal será só mais um europass;

Extenso

O europass traz todas as informações necessárias para ingressar numa empresa ou em uma nova escola fora de Portugal, porém um currículo normal tem geralmente uma única página, enquanto que o europass tem no mínimo o triplo disso por conta do seu design ligeiramente desorganizado;

Personalidade 

Um currículo deve ser a personificação de um perfil profissional de seu dono, logo precisa ter detalhes que identifiquem essa pessoa e seu perfil como cores, fontes, layout, tudo personalizado para mostrar aos recrutadores quem você é, para que prestem atenção diferenciada em seu CV, no europass o design é padrão, logo, nada de variações.

Você poderá usar o modelo europass para criar seu currículo sem nenhuma dificuldade, porém, para realizar seu sonho de conquistar o resto da europa, você precisará de um pouco mais, nesse caso você poderá escolher um modelo de currículo já pronto, mas você pode se perguntar: quando devo usar o modelo de currículo europass?

A maioria das vagas hoje em dia pedem especificamente pelo modelo de currículo europass, não só em vagas de emprego, mas também você encontrará muitas oportunidades no meio acadêmico.

Se você decidir por usar o modelo europass ao invés de um currículo normal, as portas da Europa estarão abertas para você. 

Você nem precisa aprender como formatar o seu currículum vitae português, existem diversos sites com modelos já prontos, ferramentas que editam seu currículo automaticamente onde você só precisa inserir seus dados e pronto.

A competição com pessoas de fora de seus países de origem faz com que um currículo simples não seja suficiente. Por isso, aprimore sua candidatura, tenha o currículo no modelo europass completo e terá mais alternativas para agregar a sua aventura fora de Portugal ou até mesmo no país.

Principais cursos online de ensino e estudo acadêmico

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.