O Centro de Formacao Antonio Sergio é uma entidade que forma e prepara centros academicos. Tem creditação do Conselho Científico Pedagógico da Formação Contínua conheçido por CCPFC.
Seu objetivo é prover uma formação de excelencia a docentes e também outros representantes pedagogicos. Estabelecido por sua geração de colaboração pelas demandas do seu objetivo que são os 2200 docentes e mais os 650 nao docentes que pertencem as suas escolas associadas. Oferecendo multiplas formações, seu plano aprensenta como principal finalidade o desenvolvimento profissional e também pessoal de todos os diferentes profissionais da educação, dessa forma guiando a todos a um resultado positivo, além de uma melhora das escolas em si.
A rede ELO que faz parte do Centro de Formação António Sérgio os Agrupamentos e também Escolas não agrupadas são:
- Agrupamento de Escolas D. Dinis;
- Agrupamento de Escolas D. Filipa de Lencastre;
- Agrupamento de Escolas de Santa Maria dos Olivais;
- Agrupamento de Escolas Eça de Queirós;
- Agrupamento de Escolas Fernando Pessoa;
- Agrupamento de Escolas Luís António Verney;
- Agrupamento de Escolas Luís de Camões;
- Agrupamento de Escolas Nuno Gonçalves;
- Agrupamento de Escolas Piscinas – Olivais;
- Escola Artística António Arroio.

Plano da acção do Centro de Formação António Sérgio
Propiciar o desenvolvimento de respostas formativas adequadas aos percursos de formação pessoal e profissional do pessoal docente e não docente, numa perspetiva de aprendizagem ao longo da vida, promovendo o empowerment de todos através do desenvolvimento de processos de formação de qualidade que dêem voz à diversidade de características, de interesses e de necessidades das escolas associadas.
Prover a evolução de ações da formação de acordo com os cada pessoa e profissional docente ou não docente, em um entedimento de instrução através da vivência. Proporcionar o fortalecimento de todos com o desenvolvimento de um método de virtude a diferenciação de suas propriedades, de seus interesses e de suas demandas em nossas escolas associadas.
Atualmente oferecendo um grande número de formações onde os mais procurados são:
EDUCAÇÃO, HISTÓRIA, ARTE E INCLUSÃO: O PALÁCIO NACIONAL E OS JARDINS DE QUELUZ COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA (07-03-2022 a 12-04-2022)
Carga total de 25 horas
Local de realização: Centro de Formação António Sérgio- Modalidade E-learning (Online)
Público alvo: Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico Secundário e Professores de Educação Especial
Valor: 60 €
Objetivo do curso:
Criação de ferramentas pedagogicas e didaticas oportunas ao programa proporcionando formas a serem estudados em ambientes academicos
LABORATÓRIO DE CONTADORES DE HISTÓRIAS -II – 1.ª Edição – 19-04-2022 a 17-05-2022
Carga total de 25 horas
Local de realização: Centro de Formação António Sérgio- Modalidade E-learning (Online)
Público alvo: Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores do Ensino Especial, incluindo professores bibliotecários
Valor: 60 €
Objetivo do curso:
Aperfeiçoamento do aprendizado teórico e também pratico da leitura, tanto nas formas de voz alta como nas formas de narração com livro ou oral
Examinar e provar o potencial e propriedades de um livro provocando incentivar o aprimoramento das habilidades do leitor e da descrição das historias
EQUIPA MULTIDISCIPLINAR DE APOIO À EDUCAÇÃO INCLUSIVA (EMAEI): QUE DESAFIOS EPISTEMOLÓGICOS, ORGANIZACIONAIS E PEDAGÓGICOS? – 5ª Edição – 21-04-2022 a 26-05-2022
Carga total de 25 horas
Local de realização: Centro de Formação António Sérgio- Modalidade E-learning (Online)
Público alvo: Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores do Ensino Especial
Valor: 60 €
Objetivo do curso:
Coordenar o tema e os objetivos do Decreto-lei 54/2018, junto com as mudanças efetuadas pela Lei 116/2019 e a sua articulação com o Decreto-lei 55/2018, quando partes basicas da edificação do projeto de uma instituição de ensino inclusivo e com realização de flexibilização do curriculo sobre o Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA)
Leitura recomendada Cursos Financiados IEFP 2022.

A AVALIAÇÃO DAS APRENDIZAGENS NAS DISCIPLINAS DE PORTUGUÊS E DE FRANCÊS: UMA ESTRATÉGIA REGULADORA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM – (2.ª ed) 20-04-2022 a 03-06-2022
Carga total de 25 horas
Local de realização: Centro de Formação António Sérgio- Modalidade E-learning (Online)
Público alvo: Professores dos Grupos 200, 210, 220, 300, 320 – Componente Científico-Pedagógica
Valor: 60 €
Objetivo do curso:
Contribuir para a consciencialização da importância de aplicar instrumentos de avaliação diversificados, de modo a melhorar a qualidade e a eficácia do ensino e aprendizagem nestas disciplinas
Meditar sobre o ponderamento da situação atual das escolas e também sobre as modificações escolares no contexto do ensino e da aprendizagem dos temas de francês e do francês
PARA UMA ESCOLA INCLUSIVA: PRINCÍPIOS E PRÁTICAS DAS ACOMODAÇÕES CURRICULARES E DAS ADAPTAÇÕES CURRICULARES SIGNIFICATIVAS E NÃO SIGNIFICATIVAS – 5ª Edição – 19-04–2022 a 24-05-2022
Carga total de 25 horas
Local de realização: Centro de Formação António Sérgio- Modalidade E-learning (Online)
Público alvo: Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores do Ensino Especial
Valor: 60 €
Objetivo do curso:
Tomar o entendimento e aumentar a aptidão no espaço de uma didatica abrangente, preparando ao proposito do Decreto-Lei 54/2018. E também preparar professores no sentido de contestar devidamente a distinção de todos os alunos
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS ATIVAS COM RECURSO ÀS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA DISCIPLINA DE INGLÊS: Princípios e práticas – 5ª Edição – 11-04-2022 a 16-05-2022
Carga total de 25 horas
Local de realização: Centro de Formação António Sérgio- Modalidade E-learning (Online)
Público alvo: Professores dos Grupos 120, 220, 330 – Dimensão científico-pedagógica
Valor: 60 €
Objetivo do curso:
Considerando o processo de aprender primordiais da na disciplina de Inglês, bem como o PTD. Colaborar com a evolução da Competencia Digital dos professores
INFÂNCIA, FILOSOFIA E EDUCAÇÃO: QUE ENCONTROS POSSÍVEIS? INICIAÇÃO À PRÁTICA DA FILOSOFIA COM CRIANÇAS – 3.ª ed. (05-03-2022 a 05-05-2022)
Carga total de 25 horas
Local de realização: Centro de Formação António Sérgio- Modalidade E-learning (Online)
Público alvo: Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores do Ensino Especial
Valor: 60 €
Objetivo do curso:
Adequar-se tradicionalmente aos ultimos costumes filosóficos
A INCLUSÃO DOS ALUNOS COM ESPETRO DO AUTISMO: PRINCÍPIOS E PRÁTICAS 2ª Edição 05/04/2022 a 26/04/2022
Carga total de 25 horas
Local de realização: Centro de Formação António Sérgio- Modalidade E-learning (Online)
Público alvo: Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores do Ensino Especial
Valor: 60 €
Objetivo do curso:
Definir e conceitualizar o autismo em todas os aspectos psicológicos e filosoficos. Debater e descrever o autismo nas circunstancias social, familiar e educativo.
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