Pular para o conteúdo

Curso de segurança privada e do trabalho

  • Leo Cunha 

Fazer um curso de segurança lhe trará mais benefícios que você pode esperar. Existem múltiplas areas relacionadas como o curso de Segurança e Higiene no Trabalho e Segurança Privada.

Aprenda o que quiser. Milhares de cursos incríveis para escolher.

O curso de Segurança e Higiene no Trabalho tem como objetivo seu desenvolvimento, coordenação e controle das atividades de prevenção e de proteção contra riscos profissionais. Já o curso de Segurança Privada cuida da segurança de uma pessoa ou grupo de pessoas do setor privado, de segurança patrimonial, prevenção de acidentes, segurança em ambientes eletrônicos ou de eventos.

Curso de Segurança e Higiene no Trabalho

A prevenção de doenças, machucados e crimes sempre serão grandes desafios das empresas. Claro que essas prioridades mudam com o tempo de acordo com novos surtos de doenças ou lesões causadas por novas tecnologias, mas em geral a prioridade é sempre evitar esses problemas.

O curso de Segurança e Higiene no Trabalho tem como objetivo melhorar a qualidade de vida dos funcionários assim como melhorar os resultados da empresa. So para voce ter uma ideia somente no ano de 2018 os Estados Unidos tiveram um custo de mais de $60 bilhões de dólares com custos diretos de compensação de trabalhões lesionados. Em questão de custos indiretos estima-se que a perda esteja em torno de $1.4 bilhões de dias de trabalho em razão de ausência ou um desempenho prejudicado o que em dinheiro isso seria em torno de $500 bilhoes de dolares, isso anualmente.

Por isso que as empresas investem para que seus funcionários mantenham-se saudáveis e trabalhando, provando que nao e somente a coisa certa a se fazer, mas também afeta diretamente nos resultados das empresas.

Ao termino do curso de segurança e Higiene no Trabalho você estará pronto para:

  • Proporcionar procedimentos seguros e uma utilização correta dos equipamentos de trabalho e de protecao e impulsar um interesse e contribuição de todos os trabalhadores em iniciativas preventivas
  • Proporcionar acoes de prevenção básicas, como a limpeza, organização e também sinalização e manutenção geral e assegurar sua continuação e controle ao longo do tempo
  • Efetuar testes básicos de riscos e para cada caso, organizar medidas de prevenção ou proteção de acordo com seu grau de formação
  • Participar de classificação e controle de riscos em geral e específicos da empresa fazendo visitas para isso, levando em conta reclamações e sugestões, registrando as informações e outras funções parecidas mas que sejam necessárias
  • Lidar com casos de emergências e também primeiros socorros administrando as primeiras intervenções

Um dos cursos mais populares é o curso da training house. Este curso é realizado a distancia com uma carga de trabalho total de 50 horas. O custo é de 89.00€

curso de segurança e higiene do trabalho
Curso de Segurança

Objetivos do curso de segurança e higiene no trabalho

Corresponder às necessidades de Formação Contínua de Trabalhadores de Micro, Pequenas, Médias e Grandes Empresas/Organizações:

  • Promover a atualização/desenvolvimento de conhecimentos e competências de todos os que se dedicam à otimização das condições de trabalho, à conceção/reconcepção de sistemas de produção, espaços, postos e equipamentos de Trabalho, bem como à intervenção ao nível da Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho;
  • Possibilitar a compreensão das relações estabelecidas num Sistema de Trabalho entre as condições técnicas, organizacionais, ambientais, sociais e humanas que condicionam a Atividade de Trabalho;
  • Dar a conhecer os efeitos sobre os Trabalhadores/Utilizadores e sobre os Sistemas de Trabalho, que advêm da negligência na aplicação de uma política e metodologia contínua de Análise, Avaliação e Controlo de Riscos;
  • Abordar um conjunto de conteúdos e métodos que permitam avaliar e, posteriormente, eliminar/controlar esses efeitos.

Agora vamos falar um pouco sobre o Curso de Segurança Privada

Este setor é um dos que mais crescem no mundo. Na grande maioria dos países existem mais trabalhadores no setor de segurança privada do que o numero de policiais. So para voce ter uma ideia no Reino Unido sozinho existem cerca de 232 mil seguranças privados contra 151 mil policiais. Estima-se que em todo o mundo o numero de seguranças privados esteja em torno de 20 milhões de trabalhadores. Como voce pode ver, ê uma area excelente para se trabalhar.

Estima-se que o setor gire em torno de $240 bilhões de dólares anuais. Em todo o mundo, seguranças particulares trabalham em shopping centers, condomínios fechados de elite e ate algumas ruas públicas. Eles costumam usar uniformes que lembram roupas policiais e, em alguns países, incluindo Espanha e Itália, guardas particulares também podem carregam armas de fogo.

O curso pode ser feito na modalidade presencial ou a distância e aborda temas como: Ética, Gerenciamento de Crises, Direito, Planejamento Estratégico, Segurança Pessoal e Executiva, Defesa Pessoal e Segurança da Informação.

Outros módulos importantes a serem estudados são técnicas e prática de vigilância humana e eletrônica e intervenção de alarmes, Procedimentos operacionais, Revistas pessoais de prevenção e segurança, Gestão de conflitos e procedimentos de detenção, Registos técnicos e relatórios e simulação prática de incidentes, segurança eletrônica e procedimentos operacionais de emergência em alarmes e também Operação de meios de videovigilância e centrais de alarme.

Um dos cursos de segurança mais buscados é o curso do Senac de Santo Antônio de Lisboa. Esta é uma instituição privada porem sem fins lucrativos e tem como objetivo a capacitação de pessoas e organizações para o mercado de trabalho. O curso tem carga horaria de 160 horas. Existe todo um embasamento teórico e também prático, portanto, equivoca-se quem pensa que o curso seja apenas pratico. O que é compreensível, afinal o vigilante precisa de acesso a mais outros conceitos fundamentais como técnicas que o capacitarão ao emprego de suas atividades. Mais informações no site.

Vale a pena ressaltar que a postura do Vigilante em locais públicos tem contribuído para a manter a integridade patrimonial, proporcionando segurança às pessoas. Por isso é bom buscar por cursos que trabalhem as suas habilidades de comunicação e relacionamento interpessoal.

Isso porque é importante que o vigilante tenha uma boa desenvoltura, saiba se relacionar com as pessoas, seja atencioso e atento a tudo e inclusive, que conheça de microinformática, para acompanhar a realidade de nossos tempos, onde grande parte dos controles são feitos por meios informatizados.

Você pode se interessar também por

Anéis de Curso em Portugal

Curso de Treinador de Futebol 2022

Cursos Profissionais Remunerados para Desempregados

Principais cursos online de ensino e estudo acadêmico

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.