Pular para o conteúdo

Veja detalhes para obter Certificação DGERT 2022

  • Leo Cunha 

DGERT – Direcção Geral do Emprego e das Relações de Trabalho

Você irá encontrar neste artigo

Aprenda o que quiser. Milhares de cursos incríveis para escolher.

DGERT o que é: A certificação de unidades refere-se ao reconhecimento da capacidade da entidade para organizar e realizar formação profissional numa determinada área de ensino e formação.

Certificação DGERT 1 o que é (Direcção Geral do Emprego e das Relações de Trabalho) é o organismo responsável pela acreditação das instituições de formação em Portugal Continental. As entidades localizadas na Região Autónoma da Madeira e Açores são certificadas pela autoridade pública competente da sua região.

A certificação Dgert não implica autorização ou licença para operar uma entidade, mas é um requisito basico para o reconhecimento das virtudes das formações ministradas.

Tornar-se uma entidade formadora certificada significa que os seus procedimentos e práticas cumprem os referenciais específicos dos requisitos de formação. Adicionalmente, nos termos do Sistema Nacional de Qualificações, a formação ministrada só é considerada formação certificada se tiver sido desenvolvida por entidade formadora acreditada.

Vantagens da entidade formadora certificado DGERT

Constatação do mercado de alta qualidade = Tornar-se uma entidade formadora certificada significa que os seus procedimentos e práticas cumprem os referenciais específicos de qualidade da formação.
Adicionalmente, nos termos do Sistema Nacional de Qualificações, a formação ministrada só é considerada formação certificada se tiver sido desenvolvida por entidade formadora acreditada. Ficha curricular DGERT:

Acesso a subsídio público para formação = A acreditação é um requisito determinado para o acesso a programas de subsídio público, estadual ou comunitário para formação profissional.

Obter e realizar atividades de treinamento exigidas pela legislação setorial = A acreditação de uma certa área, curso ou atividade de formação definida em legislação setorial permite às entidades formadoras a realização das atividades de formação especializada visadas por este regulamento.

Os serviços de formação estão isentos de IVA = Os produtos e serviços de formação profissional de entidades formadoras certificadas estão isentos de imposto sobre o valor acrescentado (IVA).

Dedução de despesas para formação qualificada no IRS = Os clientes de entidades formadoras credenciadas podem deduzir do seu IRS os gastos associados à formação profissional que recebem.

DGERT Certificada
DGERT – Entidade Formadora Certificada

Responsabilidade DGERT entidades certificadas

Curso reiki certificado DGERT de uma entidade formadora é um reconhecimento externo da qualidade dos serviços formativos que presta e é concedida por entidades isentas. Este reconhecimento cria uma série de deveres e atribuições para com os seus formandos, formadores, clientes e demais agentes relevantes.

  • Na prestação de serviços de formação, as entidades certificadas devem:
  • Planeje seus eventos para fornecer serviços que atendam às necessidades dos usuários
  • Assegurar a implementação do seu programa de formação definido de acordo com as condições de ensino e organização previstas Recursos humanos qualificados com competências técnicas e pedagógicas adequadas ao programa de formação e destinatários correspondentes
  • Garanta uma conexão permanente entre sua equipe de treinamento, alunos e clientes Garantir espaço e equipamentos adequados com características apropriadas para programas de treinamento e destinatários correspondentes
  • Assegurar a assistência permanente aos formandos, formadores, clientes e demais agentes sempre que disponibilizar formação ao público
  • Divulgue e promova seu treinamento com base em uma mensagem clara e inequívoca
  • Emissão de certificados de treinamento de acordo com as leis vigentes
  • Existem disposições de formação e conhecimento dos formandos, formadores e outros agentes Assegurar o acompanhamento e avaliação global do processo formativo e dos formandos e formadores Ouça os seus clientes, formandos e formadores para ver o que pensam sobre os serviços prestados e como estão organizados
  • Avaliar e rever sistematicamente a forma como presta serviços de formação e fazer as melhorias necessárias para melhorar a sua qualidade
  • Elevados requisitos para os resultados fornecidos, proporcionando um mecanismo de acompanhamento após a formação
  • Orientar sua conduta por princípios éticos e de forma que trate todos os agentes envolvidos em treinamentos com igualdade e correção, e respeite as normas legais que regem suas atividades e cumpram suas obrigações contratuais com terceiros
  • Lidar com reinvidicações feitas a você de acordo com a lei aplicável como uma oportunidade de melhoria

Quem pode pedir a certificação DGERT Portugal

Qualquer entidade que realize atividades de formação especializada e possua uma estrutura de formação pode candidatar-se à cursos certificação DGERT como entidade formadora de acordo com os requisitos de certificação.

  • Entidade de direito privado com sede em Portugal Continental
  • Grupo de pessoas
  • Pessoa jurídica

Uma entidade de direito público ou uma entidade de direito privado que exerça fins públicos com sede em Portugal Continental. Podem candidatar-se à certificação apenas se as atividades de formação não estiverem especificadas na respetiva Lei Orgânica, Diploma de Criação, Aprovação, Autorização de Funcionamento ou outro regime especial aplicável.

  • Uma entidade com sede em outro estado membro do Espaço Econômico Europeu
  • Fundada em Portugal Continental
  • Prestar serviços gratuitamente em Portugal Continental
DGERT Certificada

Certificação inicial

Entidades formadoras acreditadas pela DGERT morada consiste em uma entidade formadora que deve comprovar objectivamente que a sua estrutura e práticas formativas são apropriadas as condições do produto que desenvolve, e que cumpre os requisitos anteriores e referenciais de qualidade. A demonstração é realizada através de um pedido de certificação que inclui um conjunto de informações e documentos apresentados em formulário próprio através de uma plataforma eletrónica de certificação.

Calendário de apresentação

As solicitações de certificação podem ser enviadas a qualquer momento e não há um cronograma claro para o envio.

Formulário de apresentação

Os pedidos de certificação são apresentados pelo meio de uma plataforma eletrónica, após registo prévio pela instituição formadora e seguindo os procedimentos prescritos. Os pedidos exibidos por outros meios não estão sujeitos à apreciação e determinação da DGERT contactos.
Todas as bases e documentos que integram o pedido são fornecidos em português, independentemente do país de registo da instituição formadora ou da nacionalidade do responsável.

Avaliação e decisão

Mediante pagamento da taxa adequada, o pedido de certificação fica sujeito a avaliação técnica com base em documento ou auditoria complementar para verificar a adequação das atividades formativas desenvolvidas de acordo com os princípios organizativos e pedagógicos da formação profissional e a conformidade da estrutura e realizar cursos de treinamento usando os benchmarks de certificação.

Após avaliar a solicitação, uma decisão configurável é emitida:
Emissão de um certificado para certificar esse endosso

As entidades têm 10 dias úteis para apresentar propostas de indeferimento censurável, corrigir ou acrescentar elementos de avaliação, que serão considerados na decisão final (certificação ou indeferimento)

Uma entidade pode ter apenas um pedido de certificação inicial em apreciação em um determinado momento. Apenas novos pedidos podem ser enviados:

  • Se desistir da solicitação inicial antes da mesma decisão final
  • Se a solicitação original for negado, após a correção das lacunas que fundamentam a decisão
  • Se as circunstâncias mudarem, após a perda da certificação devido a revogação, expiração ou renúncia
  • Após a apresentação de um pedido de autenticação, uma entidade pode solicitar alterações aos elementos nele enviados, com exceções e motivos válidos. As solicitações de alteração são enviadas por meio da plataforma e aprovadas.

Prazos de avaliação e sentença

90 dias úteis (no máximo), calculados após a confirmação do pagamento das taxas aplicáveis ​​a solicitação. Não há espaço para aquiescência na decisão da DGERT cursos de emitir um pedido de autenticação.

Custo – Preços e Taxas

Até 3 áreas de educação e formação o custo é de € 500 (quinhentos euros)
Cada área adicional de educação e formação = € 150 (cento e cinquenta euros)

Após o jugo do pedido na plataforma eletrónica, a entidade receberá um comunicado de pagamento automático com as respetivas orientações.

Mais informações em https://www.dgert.gov.pt/

Leitura recomendada Os 5 melhores cursos profissionais em Lisboa.

Principais cursos online de ensino e estudo acadêmico