Pular para o conteúdo

Entenda tudo sobre a sala de aula invertida

A educação e o conceito de ensino e aprendizagem mudaram ao longo do tempo, levando à modernização das salas de aula. E é justamente aí que nasce a ideia da sala de aula invertida.

Aprenda o que quiser. Milhares de cursos incríveis para escolher.

Ao contrário do que estamos acostumados, a sala de aula invertida propõe uma aprendizagem muito mais participativa e dinâmica, onde o primeiro contato do aluno com o conhecimento é diferente do tradicional.

Para saber mais sobre o assunto, acompanhe este artigo até o final.

Qual o conceito de aula invertida?

Antes de falar sobre o conceito de sala de aula invertida, é importante fazer uma comparação entre a educação tradicional e a educação moderna.

No modelo tradicional, o professor é colocado no centro do processo de aprendizagem, fazendo com que ele assuma a figura que detém todo o conhecimento.

Assim, o professor ensina aos alunos os conteúdos em sala de aula utilizando o quadro-negro para que eles possam realizar as atividades e deveres de casa de forma independente.

Na sala de aula invertida, a sugestão é um pouco diferente: primeiro, o aluno internaliza os conceitos antes da aula e, em seguida, ele compartilha seu conhecimento com a turma e o professor discutindo o tema.

Portanto pode-se dizer que a sala de aula invertida é uma das alternativas pedagógicas que trazem inovação e uma nova visão para a educação processo trazer.

Mas como funciona a sala de aula invertida? Você descobrirá no próximo tópico.

Sala de Aula Invertida
Sala de Aula Invertida

Sala de aula invertida: Como funciona uma?

Primeiramente, é importante entender que os novos métodos educacionais visam colocar o aluno no centro do processo de aprendizagem.

Quando falamos do aluno no centro do processo de aprendizagem, estamos nos referindo a uma educação mais participativa. onde as visões e opiniões dos alunos, com toda a sua bagagem e cultura, importam no processo educativo.

Na prática da sala de aula invertida, temos dois detalhes que merecem destaque, sendo eles os materiais utilizados e a dinâmica aprender sozinho.

Quanto aos materiais, esse tipo de método prioriza as preferências dos alunos, sempre considerando sua geração e as práticas mais significativas para propor o primeiro contato com o conteúdo.

Na medida do possível em relação a este conteúdo, este é disponibilizado de várias formas, como exemplo: jogos, videoaulas, podcasts, pesquisas, textos, fóruns, questionários e outros tipos de materiais digitais.

É assim que o aluno utiliza esses materiais, você tem o primeiro contato com o conteúdo, adota e desenvolve sua visão sobre o tema para levá-los para a aula.

Na aula, esse conteúdo é aprofundado de forma participativa e depois discutido com a turma e com o professor, que assume o papel de facilitador da discussão.

Além disso, o professor também traz disciplinas complementares que trazem uma visão completa e dinâmica do assunto, dando aos alunos uma visão mais ampla do assunto.

 Ou seja, o papel do professor na sala de aula invertida é ser um guia ou até mesmo um aliado para ser um processo de aprendizado.

Benefícios

A sala de aula invertida pode trazer vários benefícios para todo o processo de ensino-aprendizagem, principalmente em aspectos como o desenvolvimento de habilidades e conteúdos exclusivos, entre outros.

A seguir, conheça os benefícios da sala de aula invertida.

Aprendizagem mais envolvente que a convencional

Um dos benefícios que podemos enumerar ao falar sobre a sala de aula invertida é a capacidade de tornar o aprendizado muito mais envolvente.

Do ponto de vista do aluno, o conteúdo se torna muito mais relevante e faz muito mais sentido quanto mais ele se torna um ator ativo no processo e desenvolve novos conhecimentos e autonomia para escolher a melhor forma de aprender.

Aumento no desempenho do aluno

E claro, ao escolher o melhor método de aprendizagem e aquisição de conteúdo, o aluno constrói habilidades como pensamento crítico, resolução de problemas, colaboração e criatividade.

Por isso podemos dizer que a sala de aula invertida é essencial para a formação do indivíduo na sociedade, tanto como pessoa quanto profissionalmente.

Conteúdos mais elaborados e a construção de diálogos mais interativos

E é claro que não podemos esquecer que os conteúdos com a sala de aula invertida são muito mais reflexivos e dinâmicos, o que permite a participação ativa e o debate sobre temas mais complexos.

Em outras palavras: ao invés de gastar tempo em aulas teóricas investe-se ele discutindo o conteúdo e sua aplicabilidade na vida real.

Conclusão 

Sem dúvida, a sala de aula invertida é essencial para a formação de alunos mais críticos e autônomos que farão a diferença em nossa sociedade.

Neste sentido, podemos dizer que essa metodologia é muito benéfica tanto para professores quanto para alunos. traz mais dinâmica e flexibilidade.

Leia também:

Cursos online Gratuitos com Certificado Portugal

Cursos profissionais remunerados para desempregados

IEFP cursos 2022 financiados

Principais cursos online de ensino e estudo acadêmico

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.