Pular para o conteúdo

Como está a Escola António Aroso em Porto em 2022?

Muitos se perguntam o que aconteceu com a Escola António Aroso, referencia em educação básica. Acompanhe.

Localizada na região de Aldoar, no município de Porto, a escola António Aroso possui como principal actividade o ensino a escola básica 1, 2 e 3 ciclos.

Aprenda o que quiser. Milhares de cursos incríveis para escolher.

Leva-se 9 anos para que o aluno complete a formação do ensino básico em Portugal. Não somente na Escola António Aroso mas também nas demais escolas de ensino básico, os 9 anos são divididos em 3 ciclos de ensino, sendo quatro, dois e tres anos.

O estudo do ensino básico inicia-se a partir do momento em que a criança complete 6 anos de idade até o dia 15 de setembro para ingressar no calendário do mesmo ano civil. Salvo exceções para aquelas crianças que completam 6 anos entre o período de 16 de setembro a 31 de dezembro onde podem ingressar aos estudos do ensino básico mediante autorização.

A divisão dos ciclos do ensino básico obrigatório em Portugal se dá:

  • Primeiro Ciclo: 1º ao 4º ano;
  • Segundo Ciclo: 5º e 6º anos;
  • Terceiro Ciclo: 7º ao 9º ano

Para a mudança de ciclos, os alunos são submetidos por avaliações nas disciplinas de língua portuguesa e matemática. O ensino do primeiro ciclo das escolas públicas é de responsabilidade municipal. Já os demais ciclos fica a cargo do Estado.

No final de cada ciclo, os alunos realizam exames de avaliação nacional para as disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática. As escolas não fornecem (ou vendem) quaisquer livros ou materiais; assistência financeira está disponível para famílias mais pobres. Os livros escolares são escolhidos ao nível da escola a cada quatro anos.

As escolas públicas do 1º Ciclo são propriedade dos municípios; todas as outras escolas públicas são de propriedade do Estado.

Devido a pandemia do Covid-19, a escola António Aroso foi cedido a ACES Porto Ocidental através de deliberação do Executivo municipal de Porto em outubro de 2020. Assim a escola António Aroso passou a ser um centro de saúde dedicado às doenças respiratórias.

Durante a pandemia a antiga escola António Aroso passou a ser centro de vacinação contra a Covida-19 através de requerimento feito pela ACES Porto Ocidental em março de 2021, solicitando o espaço para que os utentes pudessem ser vacinados.

Confira as estatísticas dos casos de Covid-19, clicando aqui.

Um dos motivos para que os vereadores de Porto cedessem a antiga escola António Aroso para ACES Porto Ocidental foi para atender as necessidades e os interesses devido a emergência de saúde pública.

A escola será centro de vacinação até o dia 28 de fevereiro de 2022, após esta data passará a ser provisoriamente a Escola Básica dos Correios.

Assim como a antiga Escola António Aroso, a entidade Escola Básica dos Correios tem como actividade principal, escola de ensino básico do primeiro, segundo e terceiro ciclos.

A Escola Básica dos Correios passa por reformas para receber vossos alunos logo após que ACES Porto Ocidental finalizar o uso do local como centro de vacinação e passar a disponibilizar para instituição de ensino.

Para maiores informações sobre a Escola Básica dos Correios, entre em contacto através:

  • Endereço: Rua dos Choupos 116, 4100-425 Porto, Portugal
  • Contacto por telefone: +351 22 6102458

A escola António Aroso localiza-se no bairro de mesmo nome na freguesia de Aldoar, zona nobre da cidade de Porto. Trata-se de um pequeno bairro fundado em 1958, formado por vivendas conta também com mini horto, campo desportivo e região onde se encontra a igreja de Aldoar.

CONFIRA TAMBÉM

Principais cursos online de ensino e estudo acadêmico

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.